domingo, 29 de novembro de 2009
C U I D E M- S E- Olhem pela vossa saude...
|
Mel, canela e muita saúde!
A gente pensa que já sabe muita coisa sobre ele,mas sempre aparece mais uma utilidade desse verdadeiro tesouro
produzido pelas abelhas. Recentemente, descobri que mel é um excelente
cicatrizante de ferimentos, queimaduras e cortes de qualquer tipo,
inclusive de cortes cirúrgicos!
Além da máscara esfoliante, hidratante e nutritiva,
receitada por Susana no comentário do penúltimo post,
tem uma lista de maravilhas que podem ser feitas com mel,
que veio de um doce amigo e que repasso abaixo,
quase integralmente(com algumas correções).
É preciso cuidado na hora de comprar mel.
Verificar sua origem e composição é indispensável,
para não acabar levando água fervida com açúcar e limão,
muitas vezes encontrada nas barraquinhas de vendedores
ambulantes e até em mercados.
Não vou perder a chance de falar bem dos que são produzidos aqui em Santa Catarina.
São maravilhosos!
E por mais caro que possa parecer, o mel ,
por tudo o que pode ser feito com ele, é uma pechincha!
Tem um vidro com um restinho de mel, já açucarado, esquecido lá no fundo da prateleira?
Use. Mel não tem vencimento.
Para recuperar a forma líquida é só aquecer em banho-maria, lentamente.
Jamais em microondas!
Se a quantidade de mel for pequena, basta colocar a vasilha dentro
de uma outra com água quente e aguardar alguns minutos.
Para que o mel não açucare guarde fora da geladeira e longe de muita claridade.
Vamos às mil e uma utilidades, informações e novidades!
USE REGULARMENTE NO CAFÉ DA MANHÃ
1) DOENÇAS DE CORAÇÃO:
Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente
no café da manhã no lugar de manteiga e geléia .
Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração.
Também previne novos enfartos nas pessoas que já tiveram um antes.
O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.
Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos,
descobriu-se que o mel com canela revitaliza as artérias
e veias dos pacientes idosos e as limpa.
O uso regular dessa pasta também alivia a perda da respiração
e fortalece as batidas do coração.
Na América e no Canadá, várias casas de assistência a idosos utilizam
o método para proteção aos pacientes, notando-se que a canela revitaliza artérias e veias.
2) ARTRITE:
Misturar uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e
uma colherzinha de canela em pó.
Beber uma de manhã e uma de noite.
Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica.
Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus
pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada e mel e 1/2 de canela em pó.
Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento,
75 deixaram de ter dor inteiramente.
Um mês depois todos os pacientes estavam livres da dor,
mesmo aqueles que quase não conseguiam caminhar.
4) COLESTEROL:
Duas colheres de sopa de mel e três colheres de chá de canela,
misturadas a meio copo de chá, são capazes de reduzir em 10% o nível de colesterol no sangue dentro de 2 horas. Como mencionado para pacientes artríticos,
se tomado 3 vezes ao dia, ajuda a curar o colesterol crônico.
Além disso, mel puro tomado com comida diariamente alivia reclamações de colesterol.
5) INFECÇÕES DE BEXIGA:
Tome duas colheres de sopa de pó de canela e uma colher de chá de mel
dissolvidas em um copo de água morna.
A mistura destrói os germes na bexiga.
6) INFECÇÕES DE RINS:
Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e
uma colherada de mel, mata os germens que produzem infecção nos rins.
Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.
7) SISTEMA IMUNE:
O uso de mel e pó de canela diariamente fortalece a imunização de nosso sistema
protegendo o corpo de bactérias e ataques virais.
Os cientistas provaram que o mel tem várias vitaminas e grande concentração de ferro.
O uso constante do mel fortalece os corpúsculos de sangue brancos
para lutar contra bactérias e doenças virais.
8) MORDIDAS DE INSETO:
Misture uma parte de mel a duas partes de água morna e acrescente
uma colher de chá de pó de canela, fazendo uma pasta.
Massageie o local picado, lentamente, e a dor cederá dentro de um ou dois minutos.
9) PERDA DE CABELO:
Os que têm problemas de perda de cabelo, ou calvície, podem aplicar
uma pasta feita com azeite quente, uma colher de sopa de mel e uma colher
de chá de pó de canela antes do banho.
Aguardar de 5 a 10 minutos e lavar o cabelo normalmente.
10) DOR DE DENTES:
Faça uma pasta de uma colher de chá de pó de canela e cinco colheres de chá de mel
e aplique no dente dolorido. A aplicação pode ser feita 3 vezes por dia.
11) CALAFRIOS: (Resfriado)
Os que sofrem de calafrios, comuns ou severos,
devem tomar diariamente uma colher de sopa de mel morno
com ¼ de colher de pó de canela durante 3 dias.
Este processo cura tosse crônica, o frio e compensará os seios.
12) ESTÔMAGO DE POMBO:
O Mel tomado com o pó de canela alivia dores de úlceras de estômago.
Tomar duas vezes ao dia, após as principais refeições.
13) GASES:
Segundo estudos feitos na Índia e no Japão, o estômago ficará aliviado de gases,
se o mel for tomado com o pó de canela, duas vezes ao dia,
após as principais refeições.
14) INDIGESTÃO:
O pó de canela, salpicado em duas colheres de sopa de mel e ingerido antes da comida,
alivia a acidez e ajuda na digestão de refeições pesadas..
15) INFLUENZA:
Um cientista na Espanha comprovou que o mel contém o ingrediente natural
que mata os germes da'influenza' e protege o paciente contra seu ataque.
16) LONGEVIDADE:
Chá feito com mel e pó de canela, quando tomado regularmente,
detém as devastações da idade.
Ferva 4 colheres do mel, 1 colher de pó de canela e 3 xícaras de água, para fazer um chá.
Beba ¼ de xícara 3 a 4 vezes por dia.
Serve para manter a pele fresca e suave além de permitir maior longevidade,
fazendo com que você execute pequenas tarefas com muito mais facilidade.
17) BORBULHAS OU PÊLOS ENCRAVADOS:
Fazer uma pasta com três colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó.
Aplique-a nos pêlos encravados, antes de dormir, e lave-as na manhã seguinte com água morna.
Se feito diariamente durante duas semanas,
ela retira as borbulhas da raiz.
18) INFECÇÕES DE PELE:
Aplicação de mel e pó de canela, em partes iguais sobre as partes afetadas,
curam eczema, tinha e todos os tipos de infecções de pele.
Usar após o banho, sobre a região bem limpa.
19) CÂNCER/CANCRO:
Pesquisa recente no Japão e Austrália revelou que tanto o câncer do estômago
como o de ossos foram curados com sucesso.
Os pacientes que sofrem dessas espécies de câncer devem tomar
diariamente aquela colher de sopa de mel com uma colher de chá de pó de canela,
durante um mês, 3 vezes por dia.
20) FADIGA:
Os estudos recentes mostraram que o conteúdo de açúcar do mel
é mais útil que nocivo à força do corpo.
As pessoas idosas que recebem o mel e o poder da canela
em partes iguais são mais vigilantes e flexíveis.
Doutor Milton, o responsável pela pesquisa,
afirma que aquele copo de água tomado com meia colher de sopa de mel
salpicada com pó de canela, diariamente ao levantar e à tarde,
aproximadamente às 15h, quando a vitalidade do corpo começa a diminuir,
revigora a vitalidade do corpo dentro de uma semana.
21) MAU HÁLITO:
A primeira coisa a fazer pela manhã é um gargarejo
com uma colher de chá de mel e pó de canela.
Modo de fazer:
misture o pó de canela em água quente, e depois coloque o mel.
Assim a respiração se mantém fresca por todo o dia.
22) PERDA DE AUDIÇÃO:
Fazer uso diário de mel e pó de canela,
tomado em partes iguais, melhora a audição.
23) RESFRIADOS
Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos,
misturar uma colherada de mel morno com 1/4 colherada de canela em pó
e tomar com freqüência.
24) PARA PERDER PESO
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café,
beba mel com canela fervido numa xícara de água.
Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas
25) DOR DE GARGANTA
Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com
meia colher de vinagre de maçã.
IMPORTANTE:
Observações muitíssimo importantes:
- Esta é uma lista sugerida de benefícios do mel e não uma lista de recomendações médicas.
Quem precisa de atenção de médico ou de dentista deve procurar
esses profissionais e confirmar a possibilidade de seu uso durante qualquer tratamento.
- Crianças até um ano de idade não devem comer mel,
sob risco de terem reações que podem levar a óbito.
Só deve ser usado mel na alimentação infantil,
depois de consultar um pediatra.
- Depois de misturado com água o mel pode fermentar.
Melhor preparar só a porção que vai ser consumida no mesmo dia.
- Mesmo que algumas sugestões pareçam estranhas (e até engraçadas)
use mel de vez em quando, nem que seja só para adoçar a vida!
- Sem efeitos colaterais conhecidos, você só não pode usar o mel
e a canela se realmente for alérgico aos produtos.
Porém, alerto as gestantes que antes de tomar qualquer
chá ou medicamento deve consultar o seu médico.
Antes de usar qualquer tratamento, procure conversar com o seu médico.
Outras informações:
Untar com mel uma úlcera diabética pode prevenir a necessidade
de amputar um pé infectado, disseram pesquisadores americanos.
Um médico da Universidade de Wisconsin (norte),
que ajudou seis pacientes diabéticos a evitar a amputação,
lançou um ensaio clínico para promover o uso da terapia com mel.
Essa terapia consiste em introduzir uma grande quantidade de mel dentro da ferida,
depois de se remover a pele morta e as bactérias.
O mel mata as bactérias, porque é ácido e evita complicações de resistência bacteriana,
que ocorrem nos antibióticos tradicionais, disse Jennifer Eddy,
professor na Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade.
'É um assunto tremendamente importante para a saúde mundial',
destacou Eddy.
Os diabéticos têm, tipicamente, circulação deficiente e menos habilidade
para combater infecções e, por fim, as úlceras
podem ser difíceis de tratar.
Uma amputação é praticada a cada 30 segundos no mundo, acrescentou Eddy.
As terapias com mel são utilizadas para tratar úlceras na Nova Zelândia e como uma forma alternativa de medicina na Europa, mas foram menosprezadas nos EUA.
Bebês do futuro podem ter três pais biológicos
Por Cláudia FuscoNão seria sublime reunir suas duas mamães e seu papai para a ceia de Natal? Acredite: um cenário como esse não está muito longe de existir. Segundo o jornal inglês Daily Telegraph, cientistas japoneses conseguiram fertilizar com sucesso um óvulo “combinado”, ou seja, que contém o núcleo do óvulo da mãe – que contém o material genético – inseminado em um óvulo doado. A experiência evitaria casos de má-formação do feto durante a gravidez, sobretudo em mulheres mais velhas.
É claro que o experimento anda gerando muita polêmica na comunidade científica, mas isso não impediu que 31 óvulos fossem inseminados até agora. Não é a primeira vez que uma tentativa de reconstrução de óvulos dá certo: em agosto, um grupo de pesquisadores na universidade de Oregon conseguiu gerar macacos a partir de óvulos “aprimorados”. Na ocasião, os cientistas substituíram mitocôndrias danificadas por outras mais saudáveis e tudo correu bem. Mas e aí: com quem você acha que as crianças geradas por três pais deveriam ficar?
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Video inédito, apresentado em sala de aula.
domingo, 22 de novembro de 2009
O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas através de recortes do todo. Por outro lado, qualquer definição está, invariavelmente, impregnada de pressupostos político-ideológicos, relacionados com a visão de homem, sociedade e saber.
Antiguidade
- A aprendizagem vem sendo estudada e sistematizada desde os povos da antiguidade oriental. Já no Egito, na China e na Índia a finalidade era transmitir as tradições e os costumes.
Já na antiguidade clássica, na Grécia e em Roma, a aprendizagem passou a seguir duas linhas opostas porém complementares:
- A pedagogia da personalidade visava a formação individual.
- A pedagogia humanista desenvolvia os indivíduos numa linha onde o Sistema de ensino/sistema educacional era representativo da realidade social e dava ênfase à aprendizagem universal.
Idade Média
Durante a Idade Média, a aprendizagem e consequentemente o ensino (aqui ambos seguem o mesmo rumo) passaram a ser determinados pela religião e seus dogmas. Por exemplo, uma criança aprendia a não ser canhota, ou sinistra, embora neurologicamente o fosse.
No final daquele período, iniciou-se a separação entre as teorias da aprendizagem e do ensino com a independência em relação ao clero. Devido as modificações que ocorreram com o advento do humanismo e da Reforma, no século XVI, e sua ampliação a partir da revolução francesa, as teorias do ensino-aprendizagem continuaram a seguir seu rumo natural.
Século XVII ao início do Século XX
Do século XVII até o início do século XX, a doutrina central sobre a aprendizagem era demonstrar cientificamente que determinados processos universais regiam os princípios da aprendizagem tentando explicar as causas e formas de seu funcionamento, forçando uma metodologia que visava enquadrar o comportamento de todos os organismos num sistema unificado de leis, à exemplo da sistematização efetuada pelos cientistas para a explicação dos demais fenômenos das ciências naturais.
Muitos acreditavam que a aprendizagem estava intimamente ligada somente ao condicionamento. Um exemplo de experiência sobre o condicionamento foi realizada pelo fisiólogo russo, Ivan Pavlov, que condicionou cães para salivarem ao som de campainhas.
A partir de 1930
Na década de 30 os cientistas Edwin R. Guthrie, Clark L. Hull e Edward C. Tolman pesquisaram sobre as leis que regem a aprendizagem.
Guthrie acreditava que as respostas, ao invés das percepções ou os estados mentais, poderiam formar os componentes da aprendizagem.
Hull afirmava que a força do hábito, além dos estímulos originados pelas recompensas, constituía um dos principais aspectos da aprendizagem, a qual se dava num processo gradual.
Tolman seguia a linha de raciocínio de que o princípio objetivo visado pelo sujeito era a base comportamental para a aprendizagem.percebendo o ser humano na sociedade em que esta inserido, se faz necessario uma maior observação de seu estado emocional.
As definições de aprendizagem
Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento operante, experiência ou ambos,de uma forma razoavelmente permanente. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para o aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando a melhora da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.
Um outro conceito de aprendizagem é uma mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma mais ou menos sistemática, ou não,adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada.
O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.
Marcadores: Aprendizagem
A gestão do conhecimento tem como objetivo:
- Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
- Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);
- Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.
- Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
- Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
- Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.
O conhecimento pode ser implícito (tácito) ou explícito.
A Gestão do conhecimento possui o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
Marcadores: Conhecimento
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)
















